Yamaha Motor e Gogoro anunciam o início de um estudo ara colaboração no negócio de veículo elétrico (EV) no mercado de Taiwan.

Essa colaboração se relaciona ao desenvolvimento e fabricação de scooters elétricos da Yamaha pela Gogoro e ao compartilhamento do sistema de troca de baterias. Está previsto para ainda este ano a assinatura de um contrato formal.

A Yamaha irá comercializar scooters eléctricos da marca Yamaha baseados em veículos de produção Gogoro, com a produção sob responsabilidade da Gogoro. A comercialização dass scooters elétricas da Yamaha no mercado taiwanês serão realizadas através dos canais de vendas da subsidiária local Yamaha Motor Taiwan. O lançamento no mercado do primeiro modelo está previsto para o verão de 2019.

A Sumitomo Corporation, parceira comercial da Gogoro e da Yamaha Motor, está desempenhando um papel fundamental nessa colaboração.

A Yamaha Motor comercializa atualmente cerca de 290.000 motocicletas por ano (resultados de 2017), predominantemente modelos produzidos na Yamaha Motor Taiwan. A Yamaha Motor Taiwan também fabrica e vende a scooter elétrica E-VINO e a exporta para o Japão. As funções de desenvolvimento são realizadas pela Yamaha Motor Research & Development de Taiwan, que desenvolve principalmente scooters para o mercado taiwanês. Através desta colaboração com a Gogoro, a Yamaha Motor visa promover a expansão e melhoria de sua linha de produtos – que também inclui modelos movidos a gasolina – no mercado taiwanês, além de aumentar a conveniência do usuário utilizando a rede de estações de troca de baterias da Gogoro. scooters elétricos.

Em 2015 a Gogoro entrou pela primeira vez no mercado de scooters de Taiwan  e agora está lançando um novo modelo de negócios de motocicletas elétricas através de suas scooters elétricas fabricadas internamente e estações de troca de baterias, nas quais as baterias gastas podem ser facilmente trocadas por baterias carregadas. As estações de troca de baterias estão sendo instaladas pela Gogoro Energy Network. A Gogoro tem atualmente mais de 750 GoStations em Taiwan e espera-se que tenha mais de 1.000 em 2019. Desde o seu lançamento, a Gogoro Energy Network fez mais de 17 milhões de trocas de baterias. Através desta colaboração, a Gogoro pretende aumentar o volume de produção de scooters elétricos.

Segundo Takuya Kinoshita, Gerente Geral Principal de Operações Comerciais de Motocicletas, Yamaha Motor Co. Ltd., “Esta colaboração com a Gogoro no mercado taiwanês não só aumentará as opções de mobilidade de nossos clientes, mas acreditamos que o compartilhamento de sistema de troca de bateria de ponta permite abraçar o desafio de criar um novo mercado de serviços de mobilidade.”

Horace Luke, fundador e CEO da Gogoro Inc., “A Gogoro foi fundada como uma plataforma aberta inovadora, utilizando infra-estrutura de rede de energia para estimular a transição da cidade inteligente em megacidades. Estamos honrados em colaborar com a Yamaha para dar um grande passo em direção ao nosso objetivo.”

 

Fonte: Gogoro, press


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.