Essa é a essência de um novo relatório do Der Tagesspiegel, que disse (cortesia do Google Translate):
Se preciso, isso pode ser o início de uma grande mudança na produção em massa de veículos elétricos, que vem logo após o lembrete de Elon Musk para o mundo de que ele abriu todas as patentes da Tesla em 2014.
Se a VW estiver disposta a permitir que outras montadoras usem sua plataforma MEB, como acreditamos que tem a ver com a Ford, ela poderá reduzir drasticamente o tempo que leva para que os modelos elétricos cheguem aos consumidores.
A corrida das montadoras para o espaço de EV vai vir com um enorme investimento, que alguns temem que resulte em perdas históricas se o mercado não responder com tanto entusiasmo quanto se espera. Um relatório da AlixPartners estimou que “em 2023, US$ 255 bilhões em pesquisa e desenvolvimento e gastos de capital (serão) gastos globalmente em veículos elétricos”, segundo a CNBC.
Ao centralizar o desenvolvimento de novos EVs em uma plataforma comum, como o MEB da VW, esse número chocantemente grande poderia ser substancialmente reduzido, mitigando o risco para todas as montadoras elétricas.
Fonte: Driving, Simon Cohen