A empreiteira francesa Spac, que faz parte do Grupo Colas, recebeu a primeira escavadeira compacta elétrica Volvo Construction Equipment, a ECR25 Eletric. A empresa está testando e avaliando a máquina.


A Spac já está usando a escavadeira elétrica de 2,5 toneladas para escavar valetas no campo de golfe de Saint-Nom-la Bretèche, nos arredores de Paris, na França. Com zero emissões de escape e operação silenciosa, a Volvo ECR25 Electric é perfeita para este tipo de ambientes.

“É emocionante vermos esse equipamento no canteiro de obras de um cliente”, diz Elodie Guyot, gerente de projeto de escavadeira compacta elétrica da Volvo CE. “É uma área muito calma e tranquila, onde os moradores querem que o silêncio e a tranquilidade sejam respeitados. É importante ter uma máquina que atenda a essa necessidade”, explica o executivo. “Para os moradores de cidades e áreas urbanas de uma maneira geral, esta escavadeira elétrica traz benefícios porque torna os canteiros de obras mais aceitáveis, limitando as emissões de gases e a perturbação produzida pelo barulho de máquinas”, complementa Benjamin Silvent, gerente do canteiro de obras da Spac.

Alexandre Birot, operador de máquinas da Spac, acrescenta: “Quando conversamos com os colegas de trabalho, não precisamos gritar. Falamos normalmente e eles conseguem ouvir tudo. Com uma escavadeira tradicional, primeiro temos que desligar o motor para que ele possa ouvir. E também não temos fumaça, pois agora não há mais emissão de gases. Seria incrível se tivéssemos apenas escavadeiras elétricas na empresa”, ressalta. 

A Volvo ECR25 Electric substitui um motor a combustão por baterias de íon-lítio de 48 volts e um motor elétrico que alimenta o sistema hidráulico para movimentar a máquina e os implementos. As baterias armazenam energia elétrica suficiente para alimentar a escavadeira por oito horas em suas aplicações mais comuns, como obras de serviços públicos. Ela possui carregadores integrados que permitem o carregamento durante a noite, por meio de um soquete comum de tomada doméstica.

A Volvo ECR25 Electric estará disponível em mercados selecionados a partir de meados do ano que vem.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *