A Volvo Construction Equipment e sua cliente Sueca Skanska começaram recentemente a testar a viabilidade de seu conceito Electric Site

A proposta consiste num sistema, que incorpora máquinas Volvo elétricas e autônomas, cuja operação se dará num ambiente de produção real durante dez semanas. São esperados resultados positivos  tanto na em emissões de carbono, redução de 95%, e uma redução de 25% no custo total das operações.

A Volvo e a Skanska pretendem revolucionar a indústria extrativa e de construção, desenvolvendo um estudo inovador com a criação da primeira pedreira livre de emissões de carbono nodo mundo.

As empresas começaram a testar o conceito Electric Site na pedreira da Skanska em Vikan Kross, perto de Gotemburgo (Suécia), onde são produzidos itens como agregados para construção, asfalto e cimento. Segundo Gunnar Hagman, CEO da Skanska Suécia, “Esta é a primeira vez que algo assim foi tentado na indústria de pedreiras. Se for bem-sucedido, o site elétrico poderá servir de modelo para transformar a eficiência, a segurança e o impacto ambiental de pedreiras em todo o mundo”.

Com base na experiência em mobilidade elétrica e automação do Grupo Volvo, o projeto Site Elétrico, visa eletrificar cada etapa de extração e transporte em uma pedreira – da escavação à britagem primária e do transporte até a britagem secundária. Na operação proposta, para algumas etapas ainda será utilizada uma quantidade pequena de energia produzida com óleo diesel.

Este projeto, teve como premissa oferecer uma solução completa de produção, e por isso envolveu todo o processo operativo da pedreira, demandando o desenvolvimento de novas máquinas conceituais, métodos de trabalho e sistemas de gerenciamento de canteiros de obras. A nova tecnologia inclui sistemas de controle de máquinas, da frota e soluções logísticas para máquinas elétricas em pedreiras.

Melker Jernberg, presidente da Volvo CE dissse, “Tivemos que repensar completamente o modo como trabalhamos e como encaramos a eficiência das máquinas, ampliando os limites de nossa competência”, destaca . “A solução total para canteiro de obras que desenvolvemos com a Skanska não é uma solução comercial e ainda vamos avaliar o resultado dos testes. Mas já aprendemos muitos elementos que serão introduzidos em nosso desenvolvimento de produtos no futuro”.

 

Fonte: Volvo Group, imprensa / Outlook – Comunicação & Estratégia


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *