A Volvo Construction Equipment apresentou a sua primeira escavadeira compacta elétrica e uma carregadeira elétrica na Bauma 2019, feira mundial do setor que termina amanhã, em Munique na Alemanha. A escavadeira ECR25 Electric e a carregadeira L25 Electric, são as primeiras de uma nova gama de produtos elétricos compactas.

As máquinas garantem uma série de benefícios: emissões de escape zero, níveis de ruído significativamente menores, custos de energia reduzidos, maior eficiência e menor necessidade de manutenção, em comparação com as suas contrapartes convencionais. Em um compromisso pioneiro com a tecnologia futura, a Volvo CE anunciou que até meados de 2020 começará a lançar uma série de escavadeiras (EC15 a EC27) e carregadeiras de rodas (L20 a L28), compactas elétricas, descontinuando o desenvolvimento desses modelos com motores a diesel.

Para tornar a ECR25 e a L25 elétricas, os motores de combustão foram substituídos por baterias de íons de lítio. A ECR25 é equipada com baterias de íons de lítio e um motor elétrico que alimenta o sistema hidráulico para mover a máquina e o implemento. As baterias armazenam energia elétrica suficiente para alimentar a ECR25 por oito horas em suas aplicações mais comuns, como o trabalho em obras de serviços públicos.

A L25 incorpora baterias de íons de lítio que permitem oito horas de operação em aplicações convencionais da máquina, incluindo trabalho leve de infraestrutura, jardinagem, paisagismo e agricultura. A L25 também incorpora dois motores elétricos dedicados, um para o sistema de transmissão e outro para o sistema hidráulico. O desacoplamento dos subsistemas levou a uma maior eficiência nos sistemas e na máquina inteira. Tanto a ECR25 quanto a L25 possuem carregadores integrados que permitem o carregamento durante a noite por meio de um soquete comum de tomada doméstica. Uma opção de carregamento rápido, exigindo acesso à rede mais potente, também estará disponível.

“São máquinas revolucionárias, que demonstram o compromisso da marca com a tecnologia futura”, afirma Scott Young, diretor de eletromobilidade e automação da Volvo CE. “Como as máquinas são elétricas, nenhum material particulado, óxido de nitrogênio ou dióxido de carbono é liberado no meio ambiente. Isso, juntamente com o fato de que têm níveis de ruído extremamente baixos, as torna ideais para uso em cidades e áreas densamente povoadas”, destaca.

O lançamento da ECR25 e da L25 é a sequência das reações positivas às máquinas conceituais da Volvo CE nos últimos anos: os protótipos da escavadeira compacta totalmente elétrica EX2 e carregadeira compacta elétrica LX2. “O aprendizado obtido com esses projetos de pesquisa ajudou a construir as bases para a nova linha de máquinas compactas elétricas”, explica Young. “A tecnologia que estamos desenvolvendo agora é suficientemente robusta. Junto com mudanças no comportamento do cliente e um ambiente regulatório mais severo, significa que agora é o momento certo para lançar nossas linhas de máquinas elétricas compactas”, observa.

“Apresentar nossas primeiras máquinas elétricas comerciais marca um momento significativo na jornada da Volvo CE em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Melker Jernberg, Presidente da Volvo CE. “Alinhados com o foco estratégico do Grupo Volvo em eletromobilidade em todas as áreas de negócios, estamos impulsionando a liderança em eletromobilidade e fornecendo soluções sustentáveis que dão apoio ao sucesso do cliente. A eletrificação de equipamentos de construção irá produzir máquinas mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes – e isto representa o futuro da nossa indústria, finaliza.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *