Nesta virada do ano, a Volkswagen apresentou um vislumbre da futura estação de carregamento rápido móvel para veículos elétricos.

Podendo ser configurada de modo flexível, independente da fonte de energia, em posicionada em qualquer lugar, como por exemplo, em estacionamentos públicos na cidade, nas instalações da empresa ou até mesmo como ponto de carregamento temporário em eventos de grande escala.

A estação de carregamento móvel funciona de acordo com o princípio de um banco de energia para veículos elétricos. Com capacidade de carregamento de até 360 kWh permite até 15 veículos sejam carregados, sendo que o processo de carregamento leva cerca de 17 minutos em média.

Quando as baterias de recarga estão com carga inferior a 20 por cento, a estação de recarga é simplesmente substituída por uma carregada. Se, no entanto, ela estiver permanentemente conectada à fonte de alimentação com até 30 kW via corrente alternada, a bateria recarrega-se perpetuamente. Caso o processo de carregamento seja baseado em fontes de energia renováveis, a estação de carregamento também permite o armazenamento temporário de energia gerada de forma sustentável, como energia solar ou eólica – e, portanto, mobilidade neutra em relação ao CO2.

A bateria na estação de recarga pode ser recarregada 24 horas por dia graças à conexão de energia direta. Essa recarga independente do tempo e, portanto, o buffer de energia, também reduz consideravelmente a pressão sobre a fonte de alimentação nos períodos de pico.

Já no primeiro semestre de 2019 serão instaladas as primeiras estações móveis de carregamento rápido, na cidade natal da Volkswagen, como parte de um projeto piloto, e apoiarão a expansão de uma infraestrutura de recarga na área urbana. A partir de 2020, a estação de carregamento também será implementada em outras cidades e comunidades.

Segundo Thomas Schmall, Presidente do Conselho de Administração dos Componentes do Grupo Volkswagen: “As estações de carregamento móveis são um passo decisivo para uma rede eficiente de pontos de carregamento. Eles podem ser configurados em qualquer lugar, conforme necessário – com ou sem conexão à fonte de alimentação. Essa flexibilidade permite uma abordagem completamente nova para a rápida expansão da infraestrutura de carregamento. As cidades podem, por exemplo, descobrir os locais mais adequados para um ponto de carregamento permanente antes de fazer grandes investimentos no desenvolvimento da rede. Além disso, será possível configurar um grande número de estações de carregamento temporariamente – exatamente quando e onde elas forem necessárias”.

As estações de carregamento móveis podem por exemplo, serem espalhados por uma cidade, e os locais poderão ser facilmente encontrados através dae aplicativos. Cada estação de carregamento permite o carregamento rápido em CC com até 100 kW. Além de carros elétricos, e-bikes também poderão utilizar os sistema. Até quatro veículos podem ser carregados simultaneamente: dois com CC e dois com conexões CA.

Mark Möller, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen Group Components afirmou: “Nossas estações de carregamento móveis oferecem uma vantagem crucial adicional”. É somente quando um carro elétrico é carregado com energia gerada de forma sustentável que ele pode reivindicar a mobilidade neutra de CO2. Nossa estação de carregamento é a primeira a oferecer a possibilidade de armazenar temporariamente energia gerada de forma sustentável”.

Uma rede eficiente de pontos de carregamento é considerada como um dos pré-requisitos básicos de infra-estrutura para convencer os clientes a comprar veículos elétricos, como o futuro I.D. da marca Volkswagen.

Alcançar esse objetivo é um dos principais desafios que os Componentes do Grupo Volkswagen e outros devem enfrentar para garantir o avanço da mobilidade eletrônica.

A partir de 1º de janeiro de 2019, a divisão de Componentes é uma unidade de negócios independente dentro do Grupo Volkswagen.

 

Fonte: VW Group, newsroom


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *