A tradição no Brasil era seguir os sinais dados pelo Governo Federal.

Assim foi com a substituição dos derivados de petróleo na década de 80, a contratação de tarifas horo-sazonais na década de 90, a migração para o mercado livre em 00.

E todos ganharam. Bem e até que facilmente!

Mas a situação mudou e muito. Nos dias de hoje há que descobrir as oportunidades, avaliar se interessam e convém, decidir por quais capturá-las ou não e tratar de criar um plano para fazê -las acontecer.

É muito mais difícil pois depende de iniciativa, pró-atividade e espirito empreendedor.

Você tem este perfil que o mundo atual exige?


Power: Are you good strategist?

The tradition in Brazil was to follow the signals emanated by the Federal Government.

So it was with the substitution of petroleum derivatives by electricity in the 80’s, contracting time of use rates in the 90’s, the migration to the deregulated power market in 00.

And everyone made a hefty saving and quite easily.

But…the situation has changed, and a lot. Opportunities nowadays have to be found, assessed to see if they are interesting and appropriate, decide which ones to capture, and come up with a plan to make them happen.

It is much more difficult because it depends on initiative, pro-activity and entrepreneurial spirit.

Do you have this profile that today’s world demands?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *