As matérias na TV mostram carros elétricos que começam a ser apresentados no Brasil. Silenciosos, potentes, lindos !

Pouco ou nada se fala sobre os investimentos em infra-estrutura, necessários para que estes veículos ganhem escala.

Para carregar o veiculo há um investimento a ser feito. Um carregador custa cerca de USD 1 Mil.

Se a ideia é parecida com outros países, que preocupados com as emissões planejam substituir a frota atual e poluidora por elétricos, os investimentos em infra-estrutura devem provavelmente chegar em centenas de bilhões de USD para incluir os carregadores e a expansão da oferta de energia elétrica.

Este tamanho de investimentos requer planejamento, segurança regulatória e confiança no modelo “de ponta a ponta”. Ou será que alguém acha que as coisa acontecem automaticamente ?


Electric vehicles in Brazil: when and how ?

On TV we see electric cars that are beginning to be presented in Brazil. Silent, powerful, beautiful !

Little or nothing is said about the infrastructure related investments, necessary for these vehicles to gain scale.

A charger costs about USD 1 thousand.

A list of countries around the globe, concerned about emissions, plan to replace the current and polluting fleet with EVs.

In Brazil, infrastructure investments are likely to reach hundreds of billions of USD to include the chargers and the expansion of power supply side.

This investment spree requires planning, regulatory safety, and a robust model. Or does anyone think that this will happen automatically ?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *