Localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO), a Hidrelétrica Santo Antônio alcançou no primeiro semestre deste ano uma geração acumulada de 10 milhões de MWh. O valor supera em quase 37.000 MWh a geração no mesmo período de 2017 e correspondeu a 3,61% de todo o consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) no período.

O volume de energia gerado seria suficiente para abastecer, por 30 dias, 66 milhões de residências, bem como manter em funcionamento 176 milhões de geladeiras de duas portas ou mais de 700 milhões de aparelhos de TV ligados 8 horas por dia durante um mês. A projeção para este ano, caso a vazão do rio Madeira siga a média de anos anteriores, é de que a produção da usina chegue a marca de 18 milhões de MW hora.

Em 2017, a UHE Santo Antônio ocupou a terceira posição de maior geradora hídrica do país, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), com uma geração superior a 16,8 Terawatts hora, que representou 3,08% de toda carga do Sistema Interligado Nacional – SIN.


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *