Os exemplos abaixo, emblemáticos, mostram como o tempo não é importante em nosso pais. Os desafios deveriam ser resolvidos em semanas, mas requerem anos ou mesmo décadas.

Ninguém se importa de fato. Nem os dirigentes do setor elétrico, nem os clientes que pagam a conta – lembrando que o custo da energia em nosso país é o mais caro entre os BRICS.

  • Inadimplência da CCEE: Envolve bilhões de Reais
  • Programa de Resposta à Demanda: Existe no papel, mas não na prática
  • Empresas de energia oficiais em péssima situação sem condições de investir na ampliação da oferta

Inexiste um programa, passível de verificação, que resolva estas e uma lista de outras questões que geram custos adicionais (em relação aos nossos concorrentes globais) mas não agregam qualquer valor (positivo) para a sociedade.

Vivemos um estado de alienação !


Timing: an underestimated factor in Brazil

The examples (below listed) , emblematic,s, show how timing is not important in our country.

Challenges should be resolved in weeks, but require years or even decades. No one really cares. Neither the leaders of the electric power sector, nor the customers who pay the bill – remembering that the cost of energy in our country is the most expensive among the BRICS (Brazil, Russia, India, China and South Africa).

  • Default of CCEE (power clearinghouse), measured in USD Billions
  • Demand Response Program exists on paper, but not in practice.
  • Official energy companies (generation and distriubution) in terrible situation

There is no verifiable program to solve these and a list of other issues that generate additional costs (relative to our global competitors) but do not add any (positive) value to the Brazilian society.

We live in a state of alienation !


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *