Uma decisão importante mas que muitas vezes não está no radar das empresas e instituições é sobre o que prefeririam contratar: preços (por competição) ou tarifas (estabelecidas pelo regulador).

Os preços dependem do mercado. As tarifas da ANEEL. Os preços refletem o equilíbrio entre oferta e procura por energia. As tarifas as cabeças (imprevisíveis) dos burocratas.

E assim o que está em jogo é a preferencia de cada um. Em quem apostar? Na contratação de preços que é uma iniciativa do contratante ou nas tarifas, a reboque do que decide o regulador?

Seja como for, o ideal é que a escolha seja consciente, ponderando as vantagens, desvantagens e riscos associados de cada uma das alternativas.


Brazil: power rates or prices ?

An important decision that is often not on the radar of companies and institutions is what they would prefer to contract: power prices (by competition) or tariffs (established by the regulator).

Prices depend on the market. The tariffs of ANEEL. Prices reflect the balance between power supply and demand. The tariffs the unpredictable Brazilian bureaucrats.

And so what is at stake is the client’s preference: contracting market power prices or tariffs the regulator establishes?

Whatever is your choicen, the most relevant factor is going for a well informed decisio weighting the advantages, disadvantages and associated risks of each option.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *