O gráfico mostra um dia típico de semana, recente, com as demandas do sistema integrado nacional de energia elétrica.

As máximas demandas (colunas em vermelho) ocorrem no meio da tarde, quando as tarifas são mais baratas (“fora de ponta”)

Neste cenário os consumidores transferem seus consumos, o máximo que podem, buscando as tarifas fora de ponta.

Ocorre que, na realidade, ao assim fazer, está se intensificando a ponta (real) do sistema, agravando custos e onerando toda a sociedade.

Há que mudar e urgentemente. Tarifas de ponta devem estar atrelada aos horários em que as demandas máximas do sistema ocorrem. Esta é a definição de ponta!

Temos regulador (ANEEL), operador do sistema (ONS), ministério de minas e energia (MME), e câmara de comercialização de energia (CCEE).

São instituições “pra valer” ou apenas “no papel”?

Seus executivos conhecem o assunto e tem capacidade e conhecimento para tomar as medidas necessárias ?


TOU rates are wrong in Brazil

The chart shows a typical recent week day with demands of the integrated national electric power system.

The highest demands (columns in red) occur in the middle of the afternoon, when the rates are cheaper (“off-peak”)

In this scenario, consumers transfer their consumption, as much as they possibly can, by seeking off-peak rates..

By doing so, the (real) peak of the system is being intensified, aggravating costs and burdening the whole society.

We must change and urgently. On peak rates should be tied to the times when the maximum demands of the system occur. This is the basic, plain and simple definition of on-peak and off-peak.!

We have a regulator (ANEEL), an independent system operator (ONS), a ministry of mines and energy (MME) and a power clearinghouse (CCEE). All official institutions. Are they “for real” or just “on paper”? Do their executives know about time of use rates and have the capacity and knowledge to take the necessary actions ?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *