O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está em negociações para ampliar os financiamentos de projetos de micro geração de energia solar. Recentemente, o banco teve de suspender uma linha de crédito para instalação de painéis solares em razão da alta procura: os recursos terminaram em 45 dias.

skeeze / Pixabay

Ainda neste mês, o banco lançará a linha Finame Energias Renováveis, voltada para empresas, com orçamento de R$ 1 bilhão, enquanto negocia a liberação de mais R$ 208 milhões do Fundo Clima, para pessoas físicas.

“Vamos dobrar a aposta na área solar”, disse Marcos Ferrari, diretor de Infraestrutura do BNDES.

Com o barateamento das placas fotovoltaicas, a energia solar responde pela maioria dos sistemas de geração distribuída, em que o cliente da distribuidora de eletricidade produz parte da energia que consome, ganhando desconto na conta de luz.

Pontoon-e | “Custo Nivelado de Energia – LCOE” (USD/kWh)
Fonte: IRENA

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel-, de junho de 2013 a junho deste ano, o número de conexões de micro geração de energia subiu de 23 para 30.900, 99% com tecnologia solar.

Pontoon-e | Energia Fotovoltaica: Custo Médio Global 
Fonte: IRENA

Entenda o LCOE (Custo Nivelado de Energia)

Por fim vamos mostrar como se calcula o Custo Nivelado de Energia (LCOE: Levelised Cost of Energy) .LCOE mede o tempo de vida útil da instalação de energia solar dividido pela energia produzida durante este período de tempo.
Além de possibilitar o cálculo do valor presente de todos os custos envolvidos na instalação/construção e operação desta unidade/planta solar durante um período assumido de vida útil desta instalação.
Ainda, permite fazer uma comparação entre diferentes tecnologias (solar, eólica, gás natural, biomassa) para gerar energia mesmo que  possuam diferentes períodos de vida útil, capacidades, custos de capital, riscos e retornos. O conceito é simples, conforme mostra a figura abaixo:Fonte: Adaptado da European Wind Energy
A forma simplificada para calcular o LCOE  é:

onde:
It    = Investimento total (incluindo financeiros), no período t
Mt = Custos totais com Operação e Manutenção no período t
Ft   = Custo total com combustível no período t
Et   = Energia total gerada no período t
r     = Taxa de desconto
n    = Vida útil do sistema/instalação

Food for Thought

A utilização do conceito de LCOE apresenta resultados mais abrangentes e que permitem comparar plantas de geração de energia de forma mais homogênea, considerando as diferentes características do projeto técnico, localização, fator de capacidade (Irradiação), operação, funding (Debt + Equity), etc.


Fonte e matéria completa em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bndes-vai-lancar-financiamento-de-energia-renovavel-para-empresas,70002468422
 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *