fbpx
Imagem: Agência Brasil
Home>Power News>Brasil>State Grid conclui etapa do linhão Xingu-Rio e prevê novos investimentos no Brasil
Brasil Equipamentos Featured Power News Project Finance Projetos

State Grid conclui etapa do linhão Xingu-Rio e prevê novos investimentos no Brasil

Pontoon-e |

Compartilhe:

Falta pouco para a conclusão do maior empreendimento da história da SGBH – State Grid Brazil Holding. A companhia acaba de concluir a construção das Linhas do Sistema de Transmissão Xingu – Rio , uma etapa fundamental para a finalização do projeto, que concede ao Brasil a maior linha de transmissão de 800 KV – UHVDC – Ultra Alta Tensão de Corrente Contínua-  do país. São 2.539 km de extensão de linha, 4.448 torres passando por 81 municípios brasileiros, do Pará ao Rio de Janeiro. A companhia já investiu até o momento 21 bilhões de reais, com 18 mil empregos gerados, nesta obra.Tudo isso construído de forma sustentável e de acordo com as necessidades sociais e governamentais.

Especialistas têm apontado que empresas estrangeiras como a State Grid podem se aproveitar de uma janela de oportunidade esperada à medida que alguns governos estaduais em dificuldades financeiras buscam vender ativos para levantar recursos. Os novos governadores de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, por exemplo, têm falado em planos de privatizar as elétricas locais Cemig e CEEE, enquanto o próprio governo federal tem planos de capitalizar a Eletrobras por meio de uma oferta de ações que pode envolver a perda de controle pela União.

Zhongjiao disse também que a holding State Grid continuará com foco em projetos de transmissão de energia, inclusive podendo participar de leilões do governo para viabilizar novos empreendimentos, como uma licitação já agendada para dezembro. Por outro lado, a empresa também tem interesse em investir em energia renovável, enquanto sua controlada CPFL deve focar a expansão em distribuição de energia, acrescentou.

A State Grid Brasil Holding teve lucros de cerca de 531,5 milhões de reais em 2018, enquanto a CPFL Energia fechou o ano com lucro líquido de 2 bilhões de reais.

Fontes: Comunicação SGBH, DCI e Reuters

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *