Foram quase dois anos de trabalho, entre questões técnicas e desenvolvimento de software, até chegar aos primeiros clientes, em setembro de 2019

Uma empresa de Santa Catarina quer democratizar o acesso à energia renovável, um alívio para o meio ambiente e para dos bolsos dos consumidores. Foram quase dois anos de trabalho, entre questões técnicas e desenvolvimento de software, até a Auten chegar aos primeiros clientes em setembro do ano passado.

De acordo com os responsáveis pela solução, o foco é conectar as empresas às usinas de energia renovável, que utilizam recursos não esgotáveis, como por exemplo, a radiação solar, o vento, a energia hidráulica, a biomassa e o biogás.

“Trabalhamos com geração de energia compartilhada conectando usina de energia limpa a grupos de consumidores. Essas usinas geram energia e alimentam a distribuidora local gerando créditos que garantem uma economia de até 20% da conta de eletricidade desses consumidores”, explica o sócio-diretor da Auten, Alex Lacativa.

Segundo o sócio-diretor, o que muda na prática é que o consumidor recebe duas faturas. “Uma da distribuidora local com taxas e impostos e outra da Auten com os créditos abatidos e utilizados durante o mês. A soma das duas faturas sempre será menor que o consumidor paga hoje. Além disso, estimulamos o mercado a investir em usinas de energia limpa aumentando em até 100% o faturamento delas, aceleramos a transição energética e fomentamos de forma relevante impactos sociais e ambientais”, afirma Lacativa.

Energia renovável utilizada pelos clientes da Auten são de uma usina que fica em SC e RS — Foto: Reprodução/ NSC TV

Para o Isaac Felix, que proprietário de um restaurante Empório Tesser, em Chapecó, no Oeste catarinense, o uso de energia renovável é uma forma de reforçar ainda mais a preocupação com a sustentabilidade.

“Saber que nós tínhamos a possibilidade de ter uma energia limpa, com mais economia na conta no final do mês vem de encontro com nossa política, com a filosofia que nós temos em valorizar o meio ambiente”, disse.

A energia renovável utilizada pelos clientes da Auten são de uma usina que fica no Oeste catarinense e outra no Rio Grande do Sul. As duas somadas podem atender em torno de 500 consumidores.

“Nossa usina em Santa Catarina, a CGH Aparecida, fica em Entre Rios, no Rio Chapecó ao lado do Salto Saudade. Desde o início do projeto, houve a preocupação de mitigar os impactos ambientais e manter a cachoeira. É uma usina fio d’água e utiliza apenas parte da água do rio. No Rio Grande do Sul nossa usina fica na cidade chamada de Bom Jesus, e gera energia a partir da biomassa”, afirma o diretor-executivo e fundador da Auten, Leonardo Ferronato.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *