Uma foto da oferta nacional de energia elétrica:

* Consumo médio: 60 GW
* Consumo de pico: 90 GW
* A capacidade instalada é de 170 GW, sendo 75% hidráulico e eólico

Aumentar a capacidade instalada para atender o aumento do consumo foi e é a estratégia oficial.

Uma alternativa a ser considerada é estimular o mercado no sentido de viabilizar o aumento sem que seja necessária a adição de capacidade instalada.

Programas de resposta à demanda, geração distribuída, eficiência energética, entre outros, podem ser a ferramentas para se alcançar e manter um novo patamar.

Agora é vez da criatividade, da determinação de “fazer acontecer”, de demonstrarmos a nós mesmos que somos capazes de “chegar lá”.

Temos dirigentes à altura do desafio?


Electric sector: how to become competitive?

A photo of the Brazilian national electricity supply:

* Average consumption: 60 GW
* Peak consumption: 90 GW
* The installed capacity is 170 GW, 75% of which is hydraulic and wind

Increasing installed capacity to meet increased consumption was and is the official strategy.

An alternative to be considered is to stimulate the market in order to make the increase feasible without the need to add installed capacity.

Programs such as demand response, distributed generation, energy efficiency, among others, can be the powerful tools to reach and maintain a new paradigm.

Now it’s time for creativity, for the drive to “make it happen”, to demonstrate to ourselves that we are capable of achieving a new plateau.

Do we have leaders up to the challenge?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *