A Scatec Solar ASA assinou um acordo com a empresa de energias renováveis ​​sediada na Ucrânia, Rengy Development, para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos com uma capacidade combinada de 47 MW na região de Mykolaiv, no sul da Ucrânia.

A empresa disse que todos os projetos já receberam um contrato do tipo FIT* de 10 anos de prazo total e que o processo de project finance foi iniciado com o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD).

O investimento total para os projetos deve chegar a € 52 milhões, disse a empresa, enquanto a operação comercial das instalações está prevista para 2019.

Sob os termos do acordo, a Scatec Solar terá uma participação de 51% nos projetos, enquanto a participação remanescente será de propriedade da Rengy Development.

A Scatec já está construindo duas usinas fotovoltaicas com capacidade de 33 MW e 50 MW, respectivamente, na região de Cherkasy, na região central do país. O investimento global nos dois projetos está estimado em cerca de 85 milhões de euros, com o EBRD agindo também como financiador.

A empresa norueguesa iniciou discussões sobre oportunidades para entrar no mercado ucraniano com o Ministério de Energia e Indústria de Carvão local em março de 2017 . Um ano depois, os representantes do desenvolvedor se reuniram com o governador de Cherkasy, Yuriy Tkachenko, para discutir como implementar seus projetos de energia fotovoltaica na região.


* O objetivo das tarifas feed-in (FIT) é oferecer compensação financeira baseada no custo de produção para os produtores de energia renovável, proporcionando segurança de preços e contratos de longo prazo que ajudam a financiar investimentos em energia renovável. (Nota da Redação)


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *