As próximas 48 horas serão de muita atenção para o aumento da chuva na região de Salvador e do Recôncavo Baiano. A intensificação do vento marítimo na costa da Bahia força o acúmulo de umidade, o que facilita a formação de nuvens de chuva.
A quarta-feira foi marcada por muita nebulosidade e chuva pelo litoral da Bahia, mas em geral com fraca intensidade. A região de Maraú teve chuva moderada em alguns momentos. Porém, durante esta quinta-feira, 19 de abril, o tempo fica mais instável e nuvens carregadas começam a se desenvolver especialmente no litoral norte da Bahia.
Chuva deixa Salvador em atenção
Tem chovido pouco em Salvador desde o início de abril. Em 18 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 68,8 mm, volume que está 77% abaixo da média histórica para abril que é de aproximadamente 296 mm. Mesmo assim, a situação meteorológica nos próximos dias preocupa.
A chuva aumenta de frequência e em volume durante esta quinta-feira, 19 de abril, e em algumas horas já poderá chover com moderada a forte intensidade. Mas para a sexta-feira, 20, a previsão é de que chova com mais força.
O volume de chuva esperado para os dias 19 e 20 de abril é elevado e tem potencial para causar transtornos em Salvador como alagamentos e até deslizamento de terra. O sol reaparece no sábado e a chuva enfraquece, mas não para completamente.
O sol forte e o tempo seco predominam pelo interior da Bahia.
Aracaju e Maceió podem ter chuva forte
As capitais Aracaju e Maceió também poderão ter problemas com a chuva forte e volumosa no fim de semana. Há previsão de pancadas de chuva para esta quinta-feira e para a sexta-feira, 20 de abril, mas a intensificação da chuva é esperada só durante o sábado. O risco de chover forte é ainda maior no domingo, 21 de abril.
Confira a previsão para a Região Nordeste para os próximos dias.
Balanço parcial da chuva de abril nas capitais brasileiras