Home>Price & Strategy>Clima>Rio de Janeiro comemora aniversário com risco de temporal
Clima Price & Strategy

Rio de Janeiro comemora aniversário com risco de temporal

Climatempo |

Acesse a notícia original aqui.

O mês março começa com características típicas da estação no Rio de Janeiro: quente e úmido. Nesta quinta-feira, primeiro de março, a cidade do Rio faz aniversário e completa 453 anos.

O sol até aparece forte por várias horas e faz calor. O calor e a grande disponibilidade de umidade sobre a capital fluminense favorecem a formação de nuvens carregadas. Há risco de temporais à tarde ou à noite. Não há expectativa de chuva generalizada, mas não se pode descartar o risco de temporais e de alagamentos na cidade, especialmente em pontos críticos já conhecidos pela população. 

As demais áreas do estado do Rio de Janeiro também terão pancadas de chuva, principalmente à tarde e a noite, com risco de chuva forte.

Chuva forte no RJ

Voltou a chover forte em várias áreas do estado do Rio de Janeiro na tarde e noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro. Desta vez, as nuvens mais carregadas não chegaram a cidade do Rio de Janeiro, onde choveu muito pouco. Mas a chuva foi forte em locais da Baixada Fluminense, da Região Serrana, no Vale do Paraíba e Sul do Rio de Janeiro. Em apenas 3 horas de chuva, entre 17h20 e 20h20, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – registrou 84 mm na região de Resende, 40% da média de chuva normal para fevereiro que é de aproximadamente 209 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu 251 mm sobre Resende em de fevereiro, até 21 horas do dia 28/2/18.

Chuva forte no RJ em 28/2/2018

As imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES 16 entre 15h30 e 20h00 de 28/2/2018 mostraram que parte das nuvens carregadas (manchas vermelhas) cresceu sobre o próprio estado do Rio de Janeiro e outras avançaram de Minas Gerais e de São Paulo para o Rio de Janeiro. Situações como esta podem se repetir nos próximos dias.

RJ_chuvaforte_28-2-18_anima

Instabilidade aumenta no fim da semana

Até o fim de semana as condições de chuva devem aumentar com a formação de uma baixa pressão atmosférica entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.  Esta queda acentuada da pressão do ar durante o sábado irá colaborar para a formação de mais áreas de nuvens carregadas, aumentando o risco de temporais.

tempo fica mais instável em todo o estado do Rio de Janeiro, mas as temperaturas permanecem altas. Mesmo com a presença do sol por várias horas, em todo o estado do Rio de Janeiro, os temporais também podem ocorrer em diversas regiões fluminenses pelo menos até o domingo, 4 de março.

Veja também: Sudeste ainda tem temporais nos próximos dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *