A Rheinmetall Automotive desenvolveu um veículo de exposição com componentes para linhas de transmissão alternativas. Baseado em um Fiat 500, o veículo é denominado EMove (Veículo de Mobilidade Elétrica) e representa um marco em linhas de transmissão alternativas para a companhia. No coração do veículo está uma bateria própria e um motor de tração de alto desempenho. Quando estes são ligados em uma nova linha de transmissão elétrica, o veículo atinge até 135 km/h com autonomia de cerca de 250 quilômetros. Estes parâmetros são alcançados sem invadir espaço de bagagem ou do passageiro.

No desenvolvimento do motor de tração e do conjunto de baterias, o fabricante optou quase que intencionalmente pelas áreas de armazenamento de energia e sistemas de acionamento elétrico, além de seus periféricos. No caso das baterias, busca uma estratégia que permita a integração e o condicionamento térmico de uma variedade de tipos de células de bateria, possivelmente atraindo muitos dos OEMs.

Tanto o motor quanto a bateria foram exibidos pela primeira vez na IAA 2017 em Frankfurt. Enquanto isso, o veículo foi montado e passou com sucesso nos primeiros testes drives. A Rheinmetall Automotive vê essa configuração adaptada aos futuros veículos elétricos como um possível projeto de produção em série, permitindo, é claro, outros arranjos para atender aos desejos do cliente.

Poderoso motor de tração

O ponto central do trabalho de desenvolvimento é um poderoso motor elétrico de imãs permanentes de 90 kW, refrigerado a líquido, com torque de até 230 Nm para uma velocidade máxima de 135 km / h. No veículo de exposição da Rheinmetall, o motor é acoplado a um redutor de entrada de vários estágios.

A saída da transmissão e as características de torque podem ser adaptadas para a respectiva aplicação. O design atual é adaptado para veículos de menor porte; no entanto, a escalabilidade do sistema permite seu uso em veículos maiores também.

Módulos integrados de baterias

O segundo foco de desenvolvimento foi uma bateria de íons de lítio de 29 kWh projetada para modularidade em veículos elétricos. A estrutura de base de alumínio otimizada apresenta passagens de refrigeração integradas no lado inferior para permitir o condicionamento térmico da bateria durante o carregamento e a descarga. Uma vantagem deste design é o maior fator de segurança, já que nenhum líquido flui dentro da bateria. A bateria é composta por oito módulos idênticos e pesa 180 kg. O arranjo é notável por sua alta densidade de energia em relação ao seu peso e, graças à sua dinâmica compacta, permite um uso muito flexível e amplo em veículos elétricos.

No projeto da bateria, a Rheinmetall Automotive partiu da premissa de que os futuros veículos elétricos e híbridos usarão em grande parte baterias que não diminuam a capacidade de carga do veículo, mantendo o centro de gravidade do veículo próximo ao solo e permitindo integração na estrutura. Os módulos de bateria podem ser montados de acordo com as especificações do cliente e, por exemplo, adaptados a vários tipos de células. Os módulos são protegidos por uma estrutura de fibra desenvolvida por uma afiliada do grupo Rheinmetall.

Bancada de testes própria para bateria

Para a bateria, a Rheinmetall Automotive encomendou sua primeira bancada de testes própria que ficará em Neckarsulm para permitir que as especificações de uma ampla gama de células de bateria sejam medidas e testadas.

O Grupo Motorservice é a organização de vendas das atividades globais de pós-vendas da Rheinmetall Automotive. É um fornecedor líder de componentes de motores para o mercado de peças de reposição, englobando as marcas KS Kolbenschmidt, Pierburg e BF. Uma extensa disponibilidade de produtos permite que os clientes adquiram todas as suas peças de reposição de uma única fonte. Além disso, oferecemos soluções é o lema da divisão que atua como solucionadora de problemas para distribuidores, atacadistas, varejistas e oficinas mecânicas. A Motorservice oferece um nível de conhecimento técnico de destaque, somente disponível por ser uma empresa de alta tecnologia.

Com 80 unidades de produção no mundo e mais de 20 mil colaboradores, o Grupo Rheinmetall possui duas áreas de atuação: a Rheinmetall Automotive e a Rheinmetall Defence. O negócio automotivo conta com três divisões Hardparts, Mechatronics, e Aftermarket, representadas pelas marcas KS Kolbenschmidt, Pierburg e Motorservice.

Entre os grandes fornecedores automotivos mundiais, desenvolve soluções voltadas à redução de consumo de combustível e emissões e também à mobilidade, como novas tecnologias para atender os veículos elétricos. A planta produtiva e operação comercial no Brasil está localizada em Nova Odessa (SP).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *