BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, colocou a política econômica nas mãos de uma equipe de economistas formados pela Universidade de Chicago, liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que aplicará o tratamento do choque liberal à maior economia da América Latina. Chicago Boys ”fez quatro décadas atrás sob o regime militar.

12019 / Pixabay

GÊNESE

Os chamados Chicago Boys eram um grupo de jovens economistas chilenos que estudaram na década de 1970 na Universidade de Chicago, com o ganhador do Prêmio Nobel Milton Friedman (1912–2006), mais tarde conhecido como conselheiro do presidente americano Ronald Reagan e Primeira ministra britânica Margaret Thatcher.

Eles convenceram o ditador chileno General Augusto Pinochet a permitir que eles aplicassem políticas de livre mercado para abrir a economia e privatizar as empresas estatais, embora não a mineradora de cobre CODELCO.

Os controles de preços foram abolidos, as importações liberalizadas e o mercado financeiro desregulamentado, permitindo a entrada de capital estrangeiro graças a uma moeda atrelada ao dólar.

RESULTADOS INICIAIS

Acredita-se que essas políticas impulsionaram a economia estagnada do Chile, que registrou altas taxas de crescimento de 1977 a 1980, com média de 7,9%, com a inflação desacelerando nos níveis de três dígitos alcançados pelo governo socialista de Salvador Allende, que foi derrubado em um golpe militar em 1973.

As políticas foram criticadas por críticos da esquerda que disseram que aprofundaram a pobreza e aumentaram o desemprego entre uma classe trabalhadora privada de direitos sindicais ou políticos. A dívida denominada em dólar cresceu rapidamente.

REVÉS

Sua estratégia foi abalada pela crise do petróleo de 1979, que fez com que os preços subissem e enfraquecesse o dólar americano para o qual eles haviam fixado a moeda. 

Friedman posteriormente deserdou o dólar, dizendo que não tinha sido idéia dele. A crise econômica de 1982 lançou o Chile em sua pior recessão desde a década de 1930, o PIB encolheu 14,3% e o desemprego subiu para 23,7%. 

As empresas faliram e os bancos tiveram que ser resgatados pelo governo. A crise resultou em uma correção no meio do caminho por Pinochet, que substituiu a equipe treinada em Chicago por economistas mais inclinados à intervenção estatal e ao protecionismo. As políticas ortodoxas foram retomadas em 1985.

LEGADO

No entanto, e apesar das dificuldades sociais criadas por um regime militar repressivo, as políticas dos Chicago Boys lançaram as bases para o Chile se transformar de uma nação pobre em uma economia consistentemente de melhor desempenho na América Latina com a renda per capita mais alta.

Apesar de uma população de apenas 18 milhões de habitantes, o Chile é conhecido como um exportador próspero de uma ampla gama de produtos além do principal produto de cobre, e possui um moderno sistema de pensão.

O modelo econômico iniciado pelos Chicago Boys foi tão bem-sucedido que os oponentes de Pinochet mantiveram seus princípios fundamentais e até aprofundaram algumas políticas ortodoxas depois que o governo civil democrático foi restaurado em 1990.

Fonte Original: Reuters 
Reportagem de Anthony Boadle; Edição de Christian Plumb e Frances Kerry

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *