O fator de capacidade das energias renováveis que estão despontando no mercado são bem abaixo da hidráulica tradicional de 60%. A solar, para cada kW instalado produz 20% em média. A eólica 40%.

A solução técnica é ter a disposição “usinas de retaguarda” que possam ser despachadas sempre que necessário.

Na realidade, equivale à necessidade de investimentos, que estão associados à sua amortização e portanto somam custos relevantes.

A proposta que apresento para consideração no ambiente livre, é o de os clientes constituírem um portfólio de fontes para “fechar o seu volume necessário”. E não como o sistema atual, em que se paga coletivamente um montante rateado pois o cliente pode fechar um volume de uma usina eólica, por exemplo, e não precisa “se preocupar” com as intermitências.

O que acontece na prática, é que são “os outros” que também pagam pelo custo associado à intermitência.


Renewables: what to do with the intermittency?

The capacity factor of the renewable energies that are emerging in the market are well below the traditional of hydroelectricity of 60%. Solar, for each kW installed, produces an average of 20%. Wind power 40%.

The technical solution is having back up power plants that can be dispatched whenever necessary.

In reality, it is equivalent to the need for additional investments, which are associated with its amortization and therefore add up important costs.

The proposal that I present for consideration in the deregulated power markets is: clients to constitute a portfolio of sources to “close their necessary volume”. And not like the current system, in which a prorated amount is collectively paid for. It means for example that contracting all the required volume form a wind farm – there is no need to “worry” about the intermittence.

What happens in reality is that “the others” also pay for the cost associated with the intermittency.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *