Essencialmente, o modelo regulatório estabelecido é o mesmo há muitas décadas.

O regulador define tudo, minuciosamente tudo. Qualquer iniciativa de uma concessionária que resulte em ganhos adicionais (pra si) é descontado da próxima revisão tarifária.

Então não há motivação em inovar. Pra quê?

Está mais que na hora de virar a mesa. Viabilizar o contrário. Estimular as concessionárias a buscar soluções de valor – ganha-ganha – para seus clientes.

As justificativas existentes que embasam a regulação atual estão mais do que caducas. É tempo de mudar pelo simples fato que abrindo o leque para um ganha-ganha fará todos potencialmente atingirem e manterem um patamar bem melhor.


Brazil: Let the regulation change!

Essentially, the established regulatory model has been the same for many decades.

The regulator defines everything thoroughly. Any utility initiative that results in additional gains is discounted from the next tariff review.

So there is no motivation to innovate. For what?

It’s high time to turn around this awful situation. Make the opposite possible. Encourage utility companies to seek value-for-money solutions for their customers.

The existing justifications that underlie the current regulation are more than outdated. It is time for a change for the simple fact that opening to a win-win format will potentially achieve and maintain a much better level for all parties involved.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *