O importante aumento da participação da energia eólica e o potencial de penetração da energia solar torna a matriz mais desafiadora também!

Refiro-me ao gerenciamento da intermitência destas fontes. O “fator de capacidade” que é a percentagem de produção de energia por mês de 1 kW de potência nominal instalada é da ordem de 50% para eólica e 20% para a solar. Para se ter uma referência, a hidráulica é em torno de 70%.

Decorre que o sistema integrado nacional precisa prontamente disponibilizar capacidade sempre que a fonte em questão requerer. Para ilustrar a solar demanda no fim do dia uma transição rápida que tem apresentado um custo adicional significativo para aqueles países que tornaram esta fonte “massiva”. É a chamada curva do pato.(duck curve).

Esta discussão não é nova. Tem sido referida como “lastro e energia”. A intensificação do uso das fontes eólicas e solar tende a aumentar a exigência de lastro. Trata-se de um custo que precisa ser reconhecido e alocado!


How green is the Brazilian power matrix?

The significant increase in the share of wind energy and the potential for solar energy growth bring new challenges too!

I refer to the power production per month of 1 kW of installed nominal capacity.

It is of the order of 50% for wind and 20% for solar. As a reference, the hydroelectric power is around 70%.

The independent system operator needs to readily make capacity available whenever the source in question requires it.

To illustrate, the solar demands- at the end of the day – a fast transition that has presented a significant additional cost for those countries that have made this source “massive”. It is the “duck curve”.

This discussion is not new. It has been referred to as “capacity x energy”.

The increased use of wind and solar sources tend to increase the demand for capacity. This is a cost that needs to be recognized and allocated!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *