Temos um perfil cultural no Brasil que nos difere, e muito, dos países desenvolvidos. Tanto em escala nacional como na empresarial/institucional.

Não temos estratégia.

O pais não tem um plano conhecido e divulgado de onde desejamos chegar no setor energético. Continuamos – há muitos anos – na rabeira dos BRICS quanto a preços de energia elétrica e, mesmo assim, não há definido um plano para alcançarmos e mantermos uma posição de liderança.

Por outro lado, poucas empresas/instituições que conheci em minha carreira de consultor para assuntos de energia, tem estabelecido de forma sistêmica uma estratégia para a energia, embora geralmente represente um custo Top 10, sendo muitas vezes Top 5.

O resultado é o conhecido: continuamos fora de paridade competitiva. Em escala nacional e no ranking corporativo.

Trata-se de um desafio da nossa “conciência”. Enquanto permanecermos “alienados” não teremos como despontar. Permaneceremos no pelotão dos retardatários.


How much does a lack of strategy cost?

We have a cultural profile in Brazil that is very different from the developed countries. Both on a national and corporate/institutional scales.

We have no strategy.

The country has no known and publicized plan of where we want to go in the energy sector. We have remained – for many years now – paying for the highest electricity prices (with respect to the BRICS countries), and yet there is no plan to achieve and maintain a better position.

On the other hand, few companies/institutions I have met in my career as an energy consultant, have systematically established an energy strategy, although it usually represents a Top 10 cost, often Top 5.

This is a challenge of our “conscience”. As long as we remain “alienated” we will have no way of becoming competitive. We will remain in the laggard squad.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *