Esta é uma pergunta clássica! Claro, depende de quem deseja contratar uma consultoria e os objetivos a serem alcançados.

Se for um diretor que precisa contar com conhecimento e experiência externa, uma maneira é “abrindo uma janela de horas por mês” para viabilizar um trabalho com flexibilidade para descobrir e explorar oportunidades com criatividade e amplitude. Visão generalista.

Se for um gerente, geralmente há vontade de que alguma solução que já se tem em mente seja detalhada, calculada e analisada. A prevalência é por uma abordagem detalhista. Consultoria por escopo definido é bastante comum.

Importante é que o contratante saiba o que quer! Visão generalista ou detalhista. São dois bichos totalmente diferentes. Ter consciência das motivações e expectativas é essencial!


What is the best consulting format?

This is a classic question! Of course, it depends on who wants to contract a consultancy (hierarchical level) and the objectives to be achieved.

If you are a C level guy who needs to have knowledge and external experience, one way is to “open a window of hours per month” to enable a job with flexibility to discover and explore opportunities with creativity and breadth. Generalist view.

If you are a manager guy, there is usually a desire for a solution that is already somehow conceived and needs to be detailed, calculated and analyzed. The prevalence is by a detailed approach. Consulting by a defined scope is quite common.

It is important that the client knows what is wanted! Generalist or detailed view. They are two totally different animals. Being aware of motivations and expectations is only but essential!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *