Home>Colunistas>Procrastinação dos nossos dirigentes 
Imagem: Pixabay
Colunistas

Procrastinação dos nossos dirigentes 

Pontoon-e |

Há cinco anos o mercado de energia elétrica opera fora de sua normalidade devido a inadimplência de mais de R$ 8 Bilhões de alguns geradores hidrelétricos que estão protegidos por liminares.

A  esperança de solução deveria vir do próprio judiciário, mas, o tema foi retirado da pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e não tem previsão de quando voltará. Agora as expectativas se voltam totalmente para o Congresso, que reluta em votar o tema por divergências políticas.

Enquanto isso o custo desta inadimplência é, como sempre, transferido para quem paga as contas de energia elétrica. Especialmente quem precisa vender energia no mês a mês, e para evitar perdas paga ágio para o seu comercializador “recomprar”  o volume  que está sobrando.

É mais um “custo Brasil”. Não é a toa que somos o lanterninha dos BRICS em preço pago por energia elétrica  Mas quem se importa?


Procrastination of the Brazilian leaders

For five years, the electricity market has been operating out of the normal situation due to the default of USD 2 billion by selected hydroelectric generators that are protected by injunctions.

The hope for a solution should come from the Judiciary, but the issue was removed from the agenda of the Superior Court of Justice and has no prediction of when it will return. Now expectations are turned entirely towards Congress, which is reluctant to vote on the issue due to political differences.

Meanwhile, the cost of this default is, as always, transferred to those who pay the electricity bills.

Especially those who need to sell energy on a month-to-month basis, and to avoid losses, pay a spread to its power trader to “buy back” the “left over” (that otherwise would be liquidated at no additional cost by the official power clearinghouse).

But who cares?


 

Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *