As fontes de geração solar e eólica, apresentam importância crescente nas matrizes energéticas da grande maioria dos países, Surgiu um novo fenômeno: a oferta superando a demanda do mercado!

O resultado, em países que tomaram a dianteira das renováveis, foi o surgimento de preços negativos de energia.

Para a maioria dos clientes contratantes de energia isto pouco importa – em principio – pois não estão expostos aos preços spot.

Mas… surge uma vulnerabilidade da oferta. A conta (financeira) para os ofertantes não fecha. Isto pois os preços do spot (negativos) não resultam de uma redução de seus custos mas da relação oferta x demanda.

O Brasil irá tratar deste assunto com antecipação ou preferirá (como é a nossa tradição) aguardar ocorrer o problema para então ver o que fará?


Negative power prices

Solar and wind power sources, are growing in importance in the energy matrices of the vast majority of countries, A new phenomenon has emerged: supply surpassing market demand!

The result, in countries that have taken the lead in renewable, has been the emergence of negative power prices.

For most power contracting customers this matters little – in principle – as they are not exposed to spot prices.

But … a supply vulnerability arises. The (financial) account for the power suppliers become red!. This because spot prices (negative) do not result from a reduction of their costs but from the supply/ demand balance.

Will Brazil deal with this in advance or would it prefer (as is our tradition) to wait for the problem to occur and then see what it will do?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *