O noticiário especializado americano (fonte EnergyCentral) tem divulgado contratos fechados, de energia elétrica, naquele país, para fornecimento em longo prazo por USD 20/MWh, a partir de fontes renováveis. Em números redondos, equivale a R$ 80/MWh.

Aqui no Brasil, os contratos a partir de fontes incentivadas renováveis para fornecimento em longo prazo tem preços médios de R$ 220/MWh (fonte Dcide).

A tecnologia disponível para produzir energia elétrica a partir de fontes renováveis é universal. Aqui no Brasil ou nos Estados Unidos trata-se dos mesmos processos de conversão de energia.
A diferença portanto, está nas “condições de contorno” existentes nos dois países.

Quem será que está melhor posicionado?
Quais as diferenças que influem tanto nos custos?
O que fazer para alcançar este novo paradigma?


Price of energy: new paradigm

The US specialized energy news portals are reporting that long term PPAs were closed in that country for USD 20/MWh out of renewable sources. In round numbers,

Here in Brazil, the same contracts are priced at USD 55/MWh (source: Dcide).

The technology available to produce electricity from renewable sources is universal. Here in Brazil or the United States the same processes of energy conversion are used.

The difference therefore lies in the “boundary conditions” existing in the two countries.

Who is the best positioned?
What are the differences that influence so much the costs?
What to do to achieve this new paradigm?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *