Mais 380 mil pessoas serão beneficiadas com o Programa Luz para Todos em 2019

O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou proposta de orçamento de pouco mais de um bilhão de reais para a continuição das obras do Programa Luz para Todos (LpT) em 2019. Esses recursos serão destinadso para realização de novas 95 mil ligações que beneficiarão 380 mil de moradores que vivem sem conexão à rede elétrica no meio rural. O novo orçamento foi divulgado nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU), na PORTARIA Nº 387, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018, que traz em anexo os valores aprovados para cada Estado.

AKuptsova / Pixabay

Ao todo, os recursos serão destinados para obras em 11 estados com elevada concentração nas regiões Norte e Nordeste, incluindo parte da população que vive em regiões isoladas e reservas extrativistas. O maior número de novas ligações propostas refere-se aos estados da Bahia, Pará, e Amazonas com 21.894, 19.370, e 13.316 ligações, respectivamente. Esses números representam 57% do total de ligações, e são responsáveis por 62% do orçamento aprovado.

Em abril de 2018, o LpT foi estendido até 2022 com o objetivo de atender a mais 2 milhões de brasileiros do meio rural. Desde sua criação em 2003, o Luz para Todos já interligou mais de 3,4 milhões de domicílios, conectando mais de 16 milhões de pessoas.

O orçamento do Luz para Todos é publicado anualmente até 15 de setembro, após consulta pública que apresenta a previsão da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), conta que destina os recursos para o funcionamento do LpT.


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *