A grande e forte massa de ar frio de origem polar que entrou no Brasil esta semana causou frio intenso também na Região Centro-Oeste. O vento gelado chegou ao norte de Mato Grosso e de Goiás. O frio já diminuiu, mas todos os estados e o Distrito Federal ainda registraram temperaturas abaixo dos 10°C. Quase todo o Mato Grosso do Sul ainda teve temperatura abaixo dos 10°C no dia 22 de maio. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores temperaturas ocorreram em Jataí (GO), com 5,6°C de temperatura mínima, Rio Brilhante (MS), com 5,8°C de mínima,  Alto Taquari (MT), que registrou 8,0°C. Na região do aeroporto de Brasília, a mínima foi de 9,8°C.

Ar seco

Outro efeito da passagem do ar polar, além de baixar a temperatura, foi a grande redução do nível de umidade do ar. Por volta das 15 horas (Brasília), desta terça-feira, o nível de umidade no ar estava entre 21% e 35% em muitas áreas do Centro-Oeste. Em algumas áreas, a umidade relativa estava até abaixo de 20%. O INMET registrou até 18% em Goiânia e em Pires do Rio, e 13% em Costa Rica, em Mato Grosso do Sul.

A secura do ar persiste nesta quarta-feira e inibe o crescimento das de nuvens e a ocorrência da chuva. O sol forte e o céu quase todo azul predomina nos próximos dias em quase todo o Centro-Oeste.

Possibilidade de chuva

Há uma possibilidade de chuva nesta quarta-feira para o norte de Goiás e região do Distrito Federal, pois uma mudança na circulação dos ventos vai levar um pouco de ar úmido do Norte e Nordeste para estas regiões. Na quinta-feira, 24 de maio, pode chover no norte e leste de Mato Grosso e no centro-norte de Goiás. Mas a chuva que ocorrer será em poucos locais e com pouco volume. Não há previsão de chuva forte e volumosa como ocorreu no fim de semana passado.

As áreas ao sul de Goiás, do sul de Mato Grosso e em todo o Mato Grosso do Sul ficam com tempo seco, sem condições para chuva pelo menos até o domingo.

Grande amplitude térmica

amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima de um mesmo dia. Quando esta diferença é muito grande, com uma temperatura baixa de manhã cedo e alta à tarde, muitas pessoas ficam incomodadas, pois temos uma sensação de frio e de calor no mesmo dia.

Em Morrinhos, no sul de Goiás, a amplitude térmica foi de 22,7°C na terça-feira, 22 de maio, com temperatura mínima de 6,4°C e máxima de 29,1°C, segundo INMET.

A tendência é de aquecimento no Centro-Oeste para os próximos dias, mas as madrugadas vão ficar menos frias e as tardes ficam mais quentes. Assim, a amplitude térmica será grande causando desconforto para muita gente.


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *