Previsão de Carga
O comportamento da carga do SIN ao longo dos últimos meses vem refletindo sinais da retomada de crescimento em vários setores da economia, embora ainda tímidos. No mês de fevereiro, o desempenho da carga nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul também foi influenciado pelas baixas temperaturas verificadas nessas regiões, distorcendo o comportamento sazonal da carga nesse período.
A expectativa, para o mês de março/2018, é que a temperatura se situe dentro de padrões normais para a época do ano e que a recuperação da atividade econômica avance e se consolide gradualmente. As taxas de crescimento da carga prevista para os subsistemas Sudeste/CentroOeste e Sul no mês de março/2018, relativamente ao mesmo mês do ano anterior, de, respectivamente, 1,0% e 4,7%, refletem os fatores mencionados, bem como a sazonalidade típica da carga.
O crescimento da carga previsto para o subsistema Nordeste em março/2018, de 2,5%, está influenciado pela redução temporária da carga de um consumidor livre conectado na Rede Básica, que está parado desde meados de janeiro e cuja retomada de carga está prevista para ocorrer ao longo do mês de março. A taxa de crescimento da carga prevista para o subsistema Norte é de 3,2%.
Tabela 1 – Evolução da carga do PMO de Março/2018
Fonte: ONS