Segundo o jornal Valor Econômico, a pesquisa IBOPE realizada no Estado de São Paulo e divulgada ontem pela Rede Bandeirantes mostra um cenário de polarização, onde o ex-presidente Lula (PT) aparece tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

A caracterização do empate técnico ocorre, porque o petista aparece com 23% das intenções de voto e o deputado do PSL aparece com 19%, ou seja dentro da margem de erro da pesquisa, que é de mais ou menos três pontos percentuais.

Esta mesma pesquisa foi realizada para o governo do Estado de São Paulo e apresentou um cenário em que o ex-prefeito João Dória (PSDB-SP) lidera a pesquisa com 22% das intenções de voto e o presidente da FIESP, Paulo Skaf (MDB) aparece em segundo lugar com 19%.


O cenário político atual, bem como a situação em que o petista encontra-se preso, e provavelmente não participará das eleições de Outubro, representa uma fragilidade muito grande ao ambiente das pesquisas. Mesmo sem o petista como opção nas intenções de voto, o cenário de escolhas fica muito precário com Bolsonaro tendo menos de 20% e o ex-governador Alckmin patinando no Estado com pouco mais de 10% e os demais abaixo de 10%. Pouco representativo e indefinido em nossa opinião.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *