O setor elétrico receberá um grande aporte de recursos para enfrentar a crise que se originou com a queda de consumo de energia no país.

Nada de diferente do que tem ocorrido com outros segmentos da sociedade em que o Estado brasileiro tem socorrido os vulneráveis, as empresas e as instituições.

Claro, o desejo é dar condições para que todos consigam sobreviver os tempos de pandemia.

O Estado não gera riquezas. Apenas e tão comente as distribui. Recolhe impostos para pagar a sua máquina, realizar investimentos e pagar sua dívida.

Como todos sabemos o Estado brasileiro está totalmente desequilibrado pois suas contas fecham há anos com grandes prejuízos.

Está mais do que em tempo de virar a mesa. Buscar um equilíbrio para o bem dos brasileiros. Ser realista reduzindo o tamanho do Estado para o que é factível.

Ou então haverá um enorme custo social advindo do empobrecimento sistêmico que inegavelmente ocorrerá. É isto que desejamos?


Pandemic, energy and the Brazilian State

The electricity sector will receive a large contribution of resources to face the CV-19 crisis, originated by the drop in energy consumption of the country.

Nothing different from what has happened with other segments of society in which the Brazilian State has helped (via subsidized loans and grants) the vulnerable, companies and institutions.

Of course, the desire is to provide conditions for everyone to survive the pandemic times.

The State does not generate wealth. It only distributes it. It collects taxes to pay for its “machine,” make investments and pay its debt.

As we all know, the Brazilian State is totally out of balance as its accounts have closed for years with huge losses.

It is high time to turn around the situation. Seeking a balance for the good of Brazilians. Be realistic by adapting the size of the state to what is feasible.

Or else there will be an enormous social cost arising from the systematic impoverishment that will undeniably occur. Is this what we want?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *