A economia mundial teve um desempenho negativo em 2020 mas mesmo assim os mercados financeiros mostraram resultado positivo!

Empresas com participação importante dos principais índices, como as que compõe o NASDAQ, mostram-se com “multiplicadores” (preço da ação dividido pelo lucro por ação) muito acima da tradição.

Ou seja, tem havido um grande descolamento dos “fundamentos”.

As explicações que os analistas oferecem vão desde a falta de atratividade dos papéis de renda fixa, que resultaram na massiva “migração” para papéis de renda variável até o otimismo com as vacinas e a expectativa associada de uma retomada robusta da economia mundial.

Entre a aposta no futuro de longo prazo de bons resultados (empregos, renda e PIB) e as noticias preocupantes de curto e médio prazos com os efeitos devastadores da pandemia, surge a volatilidade como “mediador” da situação.

Muito bem vindo para a nova realidade!


The (underlying) market risks

The world economy had a negative performance in 2020 but even so the financial markets showed a positive result!

In the same token, companies with an important share of the main indexes, such as at the NASDAQ, for example, show companies with “multipliers” (share price divided by earnings per share) well above tradition.

In other words, there has been a great detachment of the “fundamentals”.

Explanations that analysts offer, range from the lack of attractiveness of fixed income securities that resulted in the massive “migration” to equity securities to optimism about vaccines and the associated expectation of a robust resumption of the world economy.

Between the bet on the long-term good results (jobs, income and GDP) and the worrying news in the short and medium terms with the devastating effects of the pandemic, volatility appears as the “mediator” of the situation.

Welcome to the new reality!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *