Uma demanda inesperadamente baixa na China afetou o estado recente da cadeia de suprimentos. Parece que o quarto trimestre do ano pode não corresponder às expectativas, com apenas 29,8 GW de demanda global, o que é semelhante ao nível do segundo trimestre. E é possível que o mercado sofra ainda mais do que no segundo trimestre se a demanda continuar lenta. No meio da incerteza, os fabricantes de módulos estão oferecendo cotações recordes para garantir pedidos e manter as taxas de utilização.

Os preços dos módulos PERC mono atingiram consistentemente novos mínimos na China desde julho. Desde a publicação dos resultados do leilão, o preço dos módulos mono PERC caiu para RMB 1,75-1,82 / W ($0,22-0,28 / W). Esses níveis de preços causaram ondulações nos mercados fora da China. As cotações dos fabricantes de módulos chineses para módulos PERC monofásicos permaneceram estáveis em $0,25-0,26 / W durante o terceiro trimestre, mas recentemente caíram para $0,23-0,24 / W para os principais módulos de 390-400 W no próximo ano. Como a estagnação do mercado pode continuar durante o quarto trimestre, os preços no mercado externo deverão diminuir ainda mais.

Para garantir mais pedidos, os fabricantes de módulos reduziram significativamente os preços, aumentando a potência dos módulos pelo mesmo nível de custo. Isso eliminou as diferenças de preço entre os módulos de alta eficiência de 400-405 W e os principais módulos de 390 W para o próximo ano. Diante de preços competitivos e produção de energia, as bolachas maiores se tornaram o melhor atalho para melhorar a competitividade. Conforme planejado, as bolachas mono quadradas de 158,75 mm (G1) serão usadas em geral no próximo ano. Enquanto isso, alguns fabricantes estão acelerando seus esforços de pesquisa e desenvolvimento de bolachas mono de 166 mm (M6) para aumentar ainda mais a potência de saída.

A redução nos preços dos módulos mono-Si e as melhorias na potência de saída estão aumentando a diferença entre mono e produtos múlticristalinos. A partir de 72 células, por exemplo, a potência dos módulos mono-Si alcançará 390-400 W, enquanto a potência dos módulos multi-Si é mantida na faixa de 340-345 W, mesmo na forma de bolachas maiores e desenhos de meia célula. Em outras palavras, a diferença de preço pode permanecer dentro de US$ 0,03 / W, apesar de uma diferença de 50 W entre os dois produtos. Graças à boa relação preço / desempenho, os módulos mono PERC são diferenciados dos módulos multi-Si. A demanda por produtos multi-Si despencou em outubro, e os preços das células multi-Si caíram para um nível recorde. O preço médio de mercado estava abaixo de US$ 0,1 / W no final de outubro.

O impacto da espiral de preços descendentes no segmento de células está se expandindo para os fornecedores de bolachas e polissilício, e os preços dos módulos multi-Si, que estão estagnados há muito tempo, podem cair novamente. Apesar da tendência da queda nos preços, a demanda por produtos multi-Si mal se recuperará no próximo ano, devido à maior diferença em watts. Os produtos cast mono, que atingiram a produção comercial este ano, podem enfrentar desafios com o comportamento dos preços após a queda dos preços das bolachas mono-Si no próximo ano. A participação no mercado mundial de produtos multi-Si deve cair para menos de 20%.

Em contraste com a menor demanda chinesa no último trimestre, a demanda no primeiro semestre de 2020 pode ser maior do que o esperado devido a atrasos nos projetos. Com a probabilidade da demanda externa aumentar marginalmente, a demanda global deverá atingir 131,5 GW em 2020, 13 GW a mais do que em 2019.

A China continuará sendo o maior mercado solar no próximo ano, enquanto os Estados Unidos e a Índia devem crescer continuamente. Quanto aos mercados emergentes, vários projetos de larga escala no Oriente Médio começarão a ser construídos no próximo ano, e alguns deles serão projetos bifaciais. Como os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita se unirão ao clube GW no próximo ano, o mercado do Oriente Médio deverá crescer 2 GW.

Apesar da demanda crescente, o aumento da capacidade de fabricação em toda a cadeia de suprimentos excede o crescimento do mercado. A capacidade de produção de bolachas e células Mono-Si excederá 30 GW em 2020, o que deixará o setor com o maior excesso de capacidade na cadeia de suprimentos. No próximo ano, o mercado passará por constantes mudanças e monopolização.

Corrine Lin, Analista jefe de PVInfoLink


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *