O legislativo aprovou medidas restritivas, que limitam ainda mais o campo de manobras do executivo em relação ao seu orçamento.

Mais de 90% do orçamento está “carimbado”. Teoricamente assim se assegura uma alocação responsável dos recursos.

Na prática o que ocorre é um engessamento que inviabiliza a busca pela excelência. Tudo precisa ser como definido, detalhadamente, mesmo que não seja o melhor.

No setor energético não é diferente. Uma boa parte das empresas controladas pelo Estado estão de fato falidas. Há muito tempo, aliás.

A sinalização que fica: manter tudo como dita o orçamento favorece a manutenção do péssimo estado de coisas.

É este o melhor caminho?


A mandatory budget (Brazil)

Congress passed a new bill that further restricts the executive’s maneuver field with respect to the country’s annual budget.

More than 90% of the budget is “stamped”. Theoretically this ensures a responsible allocation of resources.

In reality, the search for excellence has become unfeasible. Everything needs to be as defined, in detail, even if there are better ways to go.

In the energy sector it is no different. A good part of the state-controlled companies are in fact bankrupt. And this is not a new situation and by far!

The new budget structure favors the maintenance of the very poor public management and allocation of resources.

Is this the best way to go?


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *