Energia solar concebida em um formato de produtor independente é minha sugestão!

Os clientes (pessoas físicas) contratariam energia (não ativos). O empreendedor reunirá o aporte de capital, contratará o projeto, sua operação e manutenção em longo prazo.

O grande tema dos investidores nesta solução é quanto às garantias. Na forma clássica esta exigência acaba inviabilizando os projetos.

É aqui que proponho uma “novidade”. Ignorar este “abacaxi”. Se um cliente se desinteressar na continuidade do contrato, coloca-se outro no lugar e pronto! Ou ao limite vende-se a “sobra” no mercado livre.

O “pulo do gato” se daria se (1) o custo final para o cliente desta energia puder ser algo abaixo que o da concessionária local e (2) o regulador liberar essa esta modelagem.


Opportunity for PV investors

Solar (farm) energy designed as independent power producer is my suggestion!

Customers (individuals) would contract energy (not assets). The entrepreneur will gather the required capital, contract the project, its operation and maintenance in the long term.

The big issue for investors in this solution is about guarantees. In the classic form, this requirement ends up making the projects unfeasible.

This is where I propose a “novelty”. If a customer fails to honor the contract, another is put in place and that’s it! Or even selling the “leftover” on the deregulated market.

The final cost to the customer of this proposed energy solution should be below that of the local concessionaire.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *