Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira (REF, acessável através desse link), o Sistema Financeiro registrou os melhores resultados em testes de estresse dos últimos quatro anos.

“A redução do risco de crédito foi o principal motivador do aumento da resiliência do sistema financeiro”, afirmou o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Paulo Souza, em apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) nessa quarta-feira (3). Assista à fala do diretor no canal do BC no Youtube.

De acordo com o diretor, esta edição do relatório apresenta os melhores resultados de testes de estresse obtidos nos últimos quatro anos, além de mostrar claramente que o Sistema Financeiro Nacional conseguiu atravessar um dos momentos mais difíceis em termos de estabilidade financeira: a recessão econômica. “Nesse período, além de impacto da recessão, foram implementadas todas as regras prudenciais de Basileia III. O sistema está completamente apto a cumprir essas regras e pronto para suportar e contribuir com o crescimento do país nos próximos anos”, afirmou.

Paulo Souza destacou a qualidade das informações coletadas, que vem permitindo ao BC realizar testes de estresse de forma corriqueira, com periodicidade intensa e cujos resultados estão muito próximos daqueles que a instituição apuram. Com a ajuda do avanço tecnológico, testes que antes levavam dois dias para gerar resultado, hoje o fazem em questão de minutos.

“A vantagem é prever uma situação de estresse e seu impacto, possibilitando saber se o sistema financeiro é capaz de suportá-lo ou não. Isso dá ao supervisor uma condição privilegiada de tratar o assunto com a celeridade que ele merece e atuar sempre de forma tempestiva”. Veja no infográfico abaixo os destaques do relatório.

O REF foi divulgado durante o XIII Seminário Anual de Estabilidade Financeira e Economia Bancária, em São Paulo.

Fonte: Banco Central (link).


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.