Os debates acirrados e a polarização tanto nos Estados Unidos como aqui no Brasil, são o “novo normal”.

As campanhas focaram nas características pessoais dos candidatos. Na sua determinação, na sua intensidade verbal, na sua postura perante a mídia.

Com Biden eleito, surgiu uma “novidade”. Os canais de TV americanos e os grandes jornais apontam – independentemente de suas preferencias por este ou aquele candidato – para uma tendência prevalente: negociação na Câmara e no Senado para criar uma agenda que atenda o pais.

Esta agenda é que definirá o que pode ser – com realismo – alcançado. Ninguém, por mais brilhante que seja, tem como “fazer acontecer” sozinho.

Divergências de análises fazem parte de um ambiente sadio. O progresso do pais decorre de um esforço coletivo em torno de uma busca por soluções neste mundo mágico dos conflitos.

Um “novo normal” está por começar!


What does Biden’s election show?

Fierce debates and polarization both in the United States and here in Brazil, are the “new normal”.

The campaigns focused on the candidates’ personal characteristics. In their determination, in their verbal intensity, in their posture towards the media.

With Biden elected, a “novelty” emerged. American TV channels and major newspapers point – regardless of their preferences for this or that candidate – to a prevalent trend: negotiation in the House and Senate to create an agenda that suits the country.

It is this agenda that will define what can – realistically – be achieved. No one, however brilliant, can “make it happen” alone.

Differences in analysis are part of a healthy environment. The country’s progress stems from a collective effort around a search for solutions in this magical world of conflicts.

A “new normal” is about to begin !


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *