A situação é tão gritante que até os noticiários na TV estão trazendo uma informação inquietante, que já vem de muitos anos.

A GloboNews mostrou um gráfico comparando o preço do gás natural em USD/Milhão de BTU.

Estados Unidos 3
Reino Unido 6
Brasil 12

O Brasil lé um pais cuja industria de transformação é de “baixo valor agregado” quando comparado com os desenvolvidos.

Significa que os principais itens que entram na composição de custos de produção importam e muito para sua competitividade. Energia é um Top 10 sendo frequentemente Top 5.

O resultado – infelizmente: muitos produtos passam a ser importados – são mais competitivos que os fabricados localmente.

O comentarista da GloboNews exemplificava que fertilizantes são importados pois o custo do gás os torna inviáveis para a fabricação local.


The price of gas in Brazil

The situation is so stark that even the news on TV is bringing unsettling information, which has been going on for many years.

GloboNews showed a graph comparing the price of natural gas in USD/Million BTU.

United States 3
Great Britain 6
Brazil 12

Brazil s a country whose manufacturing industry is of “low added value” when compared to the developed ones.

It means that the main items that make up the composition of production costs matter a lot for their competitiveness. Energy is a Top 10 and is often Top 5.

The result – unfortunately: many products are now imported – as they are more competitive than those manufactured locally.

The GloboNews commentator exemplified that fertilizers are imported because the cost of gas makes them unfeasible for local manufacturing.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *