O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou crescimento de 0,57%, em julho, em relação a junho deste ano, segundo dados divulgados hoje (17) pelo Banco Central (BC). Esse aumento marca o segundo mês seguido de crescimento da atividade econômica registrado por esse indicador,  que a primeira vez em 2018 em que esse indicador (dessazonalizado) apresenta um valor acima do registrado no final de 2017.

cielstudiosp / Pixabay

Esse foi o segundo mês seguido de crescimento, de acordo com dados revisados pelo BC. Em junho, comparado a maio, houve crescimento de 3,42%. Em maio, foi registrada queda de 3,35%. Com relação aos 12 últimos meses, o crescimento (dessazonalizado) chegou a 2,56%, comparado com julho de 2017. Em 12 meses encerrados em julho, o indicador tem retração de 1,46%. No ano, houve crescimento de 1,19%. O quadro abaixo mostra os resultados.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br) tem como objetivo mensurar a evolução contemporânea da atividade econômica do país, fornecendo. um indicador agregado de atividade econômica de frequência mensal. Ao sintetizar e avaliar o
estado da economia com uma frequência maior que o PIB,  o IBC-Br assume o papel de indicador de tendência da atividade econômica. A análise do Banco Central indica que, no médio prazo, IBC-Br e PIB são indicadores agregados de atividade econômica com trajetórias semelhantes, apesar de divergências significativas em alguns trimestres. Em termos práticos, a frequência mensal do IBC-Br permite que ele seja um indicador poderoso para um acompanhamento mais tempestivo da evolução da atividade econômica, auxiliando o BC na elaboração da política monetária. Por outro lado, o PIB, cuja frequência de atualização é trimestral, fornece um indicador mais abrangente e preciso da economia. Uma nota explicativa do Banco Central sobre estes aspectos metodológicos pode ser acessado neste link.


 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *