Cada cliente (residencial, empresarial ou institucional) contrata a fonte que deseja. A escolha depende, é claro, do preço, condições e a percepção sobre a imagem associada especialmente em relação à sustentabilidade.

Assim, cabe ao operador nacional do sistema despachar as usinas (conforme mérito de custo e de mitigação dos riscos hidrológicos associados às usinas hidroelétricas). Em uma boa parte do ano usinas térmicas precisam ser despachadas para equilibrar a oferta e demanda.

Quer dizer que num olhar holístico, não se trata “apenas” da fonte especifica que cada um escolhe mas o todo da matriz que é despachado para atender o mercado.

Então, as emissões a considerar, a sustentabilidade que é tão cara a tanta gente, deve ser avaliada “no todo”.

Exemplo: um sistema fotovoltaico não produz energia de noite. Portanto as emissões a considerar são as da matriz energética que entra para atender o cliente.


The challenge of sources – energy matrix

Each client (residential, business or institutional) contracts the energy source they want. The choice depends, of course, on the price, conditions and the perception of the associated image, especially with respect to sustainability.

Thus, it is up to the independent system operator to dispatch the power plants (according to cost merit primarily).

It means that in a holistic look, it is not “just” the specific source that each one chooses but the whole of the matrix that is dispatched to serve the market.

So, the emissions to be considered, the sustainability that is so dear to so many people, must be evaluated “as a whole”.

Example: a photo-voltaic system does not produce energy at night. Therefore, the emissions to be considered are those of the energy matrix that enters to serve the customer.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *