O custo de cada fonte

A partir dos dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) montei a tabela.

  • Coluna energia

É  produção da fonte em potencia firme média

  • Coluna capacidade

É a potencia nominal instalada, da fonte

É a energia produzida referida à potência nominal da fonte

Atualmente o investimento unitário em $/kW instalado é praticamente o mesmo valor em ordem de grandeza, para todas as fontes!


Significa que, por mérito de custos, a alternativa mais econômica é aquela que oferece uma % maior (coluna da direita) pois em termos financeiros, o mesmo valor investido terá uma componente de amortização mais baixo¹

Esta análise não leva em consideração os custos locacionais das usinas, que é um valor bem menor  (tarifas concedidas pela ANEEL) que o da geração de energia. Portanto se levado em conta,  não muda a posição relativa entre as fontes.

¹ As usinas térmicas devem ter do custo do combustível considerado. Na tabela apenas se mostra o custo da capacidade.


The cost of each energy source (Brazil)

Using data from the National System Operator (ONS)  I built the following table

  • Energy column

It is production of the source

  • Capacity column

It is the installed nominal capacity of the source

Is the energy produced referred to the nominal capacity of the source

Currently the unitary investment in $/kW installed is roughly the same in order of magnitude for all energy sources!This means that for the sake of costs, the most economical alternative is one that offers a higher % (right column) because in financial terms, the same amount invested will have a lower amortization component.

This analysis does not take into consideration the wire fees (tariffs granted by ANEEL) which are way lower than generation costs. So for this simplified initial approach it is consistent!

PS Thermal plants must have the fuel cost considered. The table only shows the capacity cost


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *