Avançamos alguns dos principais tópicos que serão abordados no webinar “Como os painéis com potência de 580 W podem melhorar o LCOE dos projetos solares a grande escala”, que terá lugar em 26 de junho (11:00 – 12:00, BRASIL). O webinar é gratuito. Em conversa com a pv magazine, Marcel Peralta, responsável do segmento solar a grande escala no Brasil pela Jinko Solar Co., Ltd., explicou como no webinar serão apresentados os detalhes da nova tecnologia Tilling Ribow e os ganhos que ela traz, bem como os ganhos obtidos com nosso produto bifacial com backsheet transparente comparado com produtos vidro-vidro, demonstrando casos reais de comparação.

pv magazine: Jinko acaba de lançar novos painéis de energia com 580W. A que tipo de demanda esse novo produto responde?

Marcel Peralta: Seguindo a grande pressão da indústria para queda do LCOE nos projetos, seja de geração centralizada ou distribuída, e, portanto, se fornecermos produtos mais eficientes, capazes de acomodá-los nos designs dos projetos já estabelecidos, essa pressão da indústria poderá ser rapidamente mitigada. A série de produtos Tiger Pro, o painel solar comercial mais poderoso do mundo, com módulos de ultra potência e altíssima eficiência fornecidos em três classes de potência (435W, 535W e 580W), nas opções monofacial e bifacial, vem a atender esta necessidade e demanda da indústria.

É um produto que aumentará a complexidade dos projetos ou a reduzirá?

A série Tiger Pro diminuirá a complexidade dos projetos, uma vez que eles são totalmente adaptáveis com os principais trackers, inversores e designs atualmente utilizados no mercado global, e com a necessidade de menos equipamentos para atingir a geração de energia prevista nos projetos, consequentemente a complexidade dos projetos serão menores comparados com as soluções atuais oferecidas no mercado.

 Qual a difusão atual dos painéis de alta potência no mercado brasileiro?

A procura por painéis de alta potência, bem como a tecnologia bifacial, no mercado Brasileiro já vem ocorrendo a algum tempo após a evolução do mercado disponibilizando painéis com potências acima de 435W e no caso da Jinko a série de produtos Tiger com potência de 475W e o bifacial com o backsheet transparente que apresenta diversas vantagens comparado com os produtos vidro-vidro, tais como menos peso, maior proteção contra radiação UV, maior confiabilidade contra defeitos de mercado, maior resistência salina, maior dissipação de calor e maior geração. Acredito que a grande maioria dos projetos de Geração Centralizada, que estão em fase de desenvolvimento, já estão trabalhando para atualiza-los e alcançar a máxima performance dos projetos, e aqueles que iniciarão seu desenvolvimento, eu não tenho dúvidas que já serão desenhados com painéis de ultra potência. Já os projetos de Geração Distribuída estão na fase de adaptação do Tiger Pro em seus projetos, sendo eles o modelo de 72TR com potência de 535W indicado para projeto em solo ou o modelo 60TR indicado para montagem “rooftop”, porém o feedback recebido até o momento é muito positivo, e vários clientes já estão demonstrando interesse na compra do produto após reconhecerem a grande melhoria no projeto.

Já há pedidos iniciais?

Sim, já estamos concretizando os primeiros pedidos de compra do Tiger Pro que serão entregues já no Q4-20.

Em nosso webinar, veremos algumas histórias de sucesso da aplicação dessa tecnologia? Você pode antecipar alguma coisa?

Sim, serão apresentados casos de sucesso da nova tecnologia aplicada e como ela traz ganhos para nossos clientes. Serão apresentados os detalhes da nova tecnologia Tilling Ribow e os ganhos que ela traz, bem como os ganhos obtidos com nosso produto bifacial com backsheet transparente comparado com produtos vidro-vidro, demonstrando casos reais de comparação.

Quais são os principais desafios na instalação desses painéis? Existem problemas de logística ou manutenção?

O desafio na instalação desses painéis são exatamente os mesmos encontrados atualmente nas instalações de outros produtos, devido a grande otimização de peso e tamanho oferecido pela Jinko, nossos clientes não terão nenhum problema adicional para montar esses novos módulos. Sobre a questão logística, a série Tiger Pro reduz drasticamente os custos e serviços logísticos já que conseguimos alocar muito mais potência dentro do container, e consequentemente será necessário menos containers para serem gerenciados. Sobre a manutenção, a serie Tiger Pro Bifacial traz uma grande vantagem na sua parte traseira, confeccionada com backsheet transparente, que devido a sua característica de material retém menos sujeira e líquidos do que os tradicionais vidros, proporcionando menos intervenção futura de limpeza e manutenção.

O Brasil será um mercado para painéis de alta potência?

Sem dúvida nenhuma o Brasil será um dos países do mundo com maior demanda desse tipo de produto considerando o pipeline de projetos que serão construídos e devido a grande pressão também nos preços das energias contratadas nos PPAs e Leilões Regulados, sem os painéis de ultra potência e a tecnologia bifacial será muito difícil viabilizar tais projetos.

Este novo produto será usado apenas em projetos de grande escala ou também em geração distribuída?

Como mencionado acima, este produto será utilizado e já está sendo demandado para projetos de Geração Distribuída, seja para instalação em solo, residencial ou comercial.

Para se inscrever no webinar gratuito, clique aqui.


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *