Os países que aumentaram significativamente a participação das energia solar e eólica em suas matrizes, viram o surgimento de novos desafios especialmente quanto ao despacho de seus sistemas de geração.

O sol e o vento embora tenham características médias relativamente previsíveis, apresentam variações sazonais (mudam com as estações do ano) significativas e também no dia a dia.

E aí surge a necessidade de harmonizar o despacho do portfólio de usinas à disposição do Operador Nacional do Sistema para atender a demanda do mercado. Na velocidade requerida.

É uma “novidade” pois o grosso das usinas foi concebido para ser despachado “em regime”. E assim, neste novo ambiente, surge um custo associado “novo”, adicional, que precisa ser reconhecido, planejado e pago. A alternativa é improvisar – o que sempre é mais caro!


New challenges with solar and wind 

Countries that have significantly increased the share of solar and wind in their power matrices have seen the emergence of new challenges, especially regarding the dispatch of their generation systems.

Although the sun and the wind have relatively predictable average characteristics, they show significant seasonal variations (they change with the seasons) and also on a daily basis.

The need to harmonize the dispatch of the available power plants by the System Operator is a new challenge.

It is a “novelty” because the bulk of the plants were designed to be dispatched “on a regime basis”. And so, in this new environment, there is an associated “new”, additional cost, which needs to be recognized, planned and paid for. The alternative is to improvise – which is always more expensive!


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *