A crescente demanda por energia elétrica força os países a não perderem tempo. Por essa razão, o Peru começou a dar passos decisivos em direção à digitalização como uma maneira eficiente de garantir a energia que o país requer hoje e nas próximas décadas.

O Peru teve a GE como parceira e as duas primeiras subestações digitais do país começaram a operar oficialmente no primeiro trimestre de 2019. O objetivo da parceria é transformar a indústria e fornecer energia mais confiável e segura para um milhão de pessoas no sudeste de Lima, além da possibilidade de expandir e fornecer energia no futuro.

Essas subestações digitais são a nova aposta da GE para fornecer energia a locais onde ela é necessária, com vantagens tangíveis para clientes em todo o mundo. A empresa possui liderança reconhecida na instalação e operação dessas plantas em várias partes da Europa e América do Norte. No Brasil, a GE já possui contratos fechados e já deu início às primeiras instalações.

Ainda em 2017, as subestações digitais chegaram ao Peru, mais precisamente na cidade de Manchay, uma importante área do país que depende da capital peruana para o fornecimento de grande parte de sua eletricidade. Neste caso, a empresa Soluciones Teleinformáticas e Control S.A. – A SOLTEC instalou e deu início às operações, com sucesso, no final daquele ano.

Ao contrário dos equipamentos convencionais, essas subestações oferecem maior segurança e disponibilidade. Além disso, as subestações digitais são um primeiro passo e uma condição necessária para o uso e benefício das tecnologias que serão usadas no futuro próximo. Como grande parte do trabalho de instalação e manutenção pode ser feito remotamente, não é necessário que as pessoas estejam no local, resultando em reduções no tempo, dinheiro e riscos para os operadores.

Outra vantagem dos equipamentos é a disponibilidade de energia. Há menos falhas quando a tecnologia da GE é utilizada, a manutenção é mais fácil e, quando há problemas, eles são resolvidos mais rapidamente. Além disso, há economia de espaço e menor necessidade de cabos de cobre, uma vantagem econômica aos clientes.

Isto é possível graças às Merging Units (MU), unidades conversoras de sinais analógicos em digitais, capaz de converter e transmitir através de fibra óptica todos os sinais e dados dos equipamentos no local: transformadores de corrente e tensão, seccionadores e transformadores de potência. Ao converter essa informação em sinais digitais, os cabos de cobre utilizados até a casa de controle não são mais necessários, reduzindo a possibilidade de acidentes causados por descargas elétricas.

A subestação de Manchay e outra mais recente, em San Miguel, dão exemplo em termos de eficiência energética e economia de recursos devido à diminuição dos custos de manutenção e infraestrutura. A tendência é de expansão da tecnologia em toda a América Latina. Quando se trata de novas tecnologias em energia e alta tensão, é natural que as empresas precisem de mais tempo para adotar as mudanças, pois são operações geralmente críticas. No entanto, quando há a percepção dos benefícios da subestação digital, é um caminho sem volta e todos ficam convencidos.

A tecnologia ainda dá os primeiros passos, mas as possibilidades para o futuro, especialmente em lugares como o Peru, onde a demanda por energia aumentará, são animadoras. A subestação digital é preparada para todas as mudanças na tecnologia que devem chegar nos próximos anos, tornando mais fácil o atendimento da crescente demanda de energia.

Sobre a GE Renewable Energy

A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios de indústria de energia renovável e disponibiliza soluções de ponta a ponta para seus clientes que exigem energia verde confiável e acessível. Combinando soluções de energia eólica onshore e offshore, lâminas, hidroelétricas, armazenamento, energia solar e rede, soluções de grid, além de oferecer serviços digitais e híbridos renováveis, a GE Renewable Energy instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% de utilitários em todo o mundo com suas soluções de grid. Com quase 40.000 funcionários presentes em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *