fbpx
Imagem: Pixabay
Uma antiga batalha do mercado de energia, começa enfim a ter boas notícias. A redução da barreira de entrada para consumidores no ambiente de livre contratação de energia, que esta por vir, deve favorecer a competitividade do mercado e elevar a oferta de fontes incentivadas a clientes especiais.

Publicada pelo governo federal em 28 de dezembro, a portaria 514/2018, diminuiu os limites de carga para a contratação de energia elétrica por parte dos consumidores, ampliando acesso ao mercado livre. A partir de 1° de julho de 2019, clientes com carga igual ou superior a 2,5 megawatt (MW) poderão optar pela compra de energia de qualquer tipo de fonte. Em 2020, o quadro melhora bastante e a exigência será reduzida para 2 MW.

Atualmente, o ingresso é permitido apenas por parte de empresas com demanda acima de 3 MW. Também existem os consumidores especiais, com consumo acima dos 0,5 MW, que têm obrigatoriedade de uso de fontes incentivadas, como eólica e solar. “A nova medida trará mais liquidez ao mercado e também mais oferta para os consumidores especiais”, avalia o sócio-diretor da Ecom Energia, Paulo Toledo.

Leia a matéria completa em :

https://www.dci.com.br/impresso/nova-regra-do-mercado-livre-amplia-acesso-ao-consumidor-1.772385


 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com