Home>Price & Strategy>Nova frente fria traz mais temporais para o Sul
Price & Strategy

Nova frente fria traz mais temporais para o Sul

Climatempo |

Acesse a notícia original aqui.

O estado do Rio Grande do Sul segue com fortes áreas de instabilidade e chuva volumosa. Grandes volumes foram observados sobre o centro-norte gaúcho, incluindo áreas serranas e o planalto, litoral norte, noroeste e oeste do estado no período de 24 horas.

Muita chuva no RS 

“Nuvens muito carregadas, associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica e ao fluxo de umidade vindo do Norte do país, continuam se formando no interior do continente e estão avançando sobre o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (23) provocando chuva intensa”, afirma a meteorologista Michele Fernandes

Na tarde desta terça-feira (23), São Luiz Gonzaga, no noroeste gaúcho, acumulou quase 80 mm de chuva em apenas uma hora, entre 13 horas e 14 horas, segundo registro da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Ibirubá, foram 40,8 mm em três horas, entre 11 horas e 14 horas. No mesmo período, choveu 27,6 mm em São Borja, 20,6 mm em Torres e 18,8 mm em Santiago.

radar1_RS_2301

 Radar meteorológico de Santiago, da Aeronáutica, mostra as áreas de chuva de forte, em vermelho, sobre o Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira.  

Uma nova frente fria avança pela Região Sul nesta quarta-feira (24) e vai reforçar as áreas de instabilidade que já estão sobre o Rio Grande do Sul. O alerta para chuva volumosa permanece, com risco de novos temporais, acompanhados por intensas rajadas de vento de até 100 km/h e possibilidade de granizo. Grandes acumulados ainda poderão ser observados especialmente no noroeste gaúcho e nas áreas de fronteira com a Argentina.

Veja o alerta completo: Alerta de temporais nos estados do Sul 

Outra situação que vai chamar a atenção será a intensificação de ventos de origem polar pelo litoral gaúcho no fim da tarde e a noite.

Risco de temporais no PR e SC

Os estados do Paraná e de Santa Catarina continuam com muito sol e calor nesta quarta-feira (24). A combinação do forte aquecimento e do deslocamento da frente fria vai aumentar o risco de temporais especialmente a partir da tarde. Há risco de chuva forte inclusive para as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

Somente a noite, ventos frios de origem polar devem chegar ao litoral catarinense.

Florianópolis: Chuva de janeiro quase dobra a média 

Novo alerta para o litoral do PR

O litoral do Paraná ainda vai receber muita chuva esta semana. A previsão é do aumento da chuva, com expectativa de chuva volumosa entre a sexta-feira (26) e o sábado (27). Em Paranaguá, o acumulado de chuva está em 320 mm em 23 dias, superando a média de chuva para janeiro que fica entre 290 mm e 300 mm segundo dados do INMET.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *