A chuva vai começar a retornar ao Sul do Brasil a partir desta quinta-feira (12) com a chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul. A aproximação do sistema aumenta as rajadas de vento no estado gaúcho e no litoral de Santa Catarina. Já foram observadas rajadas de vento de 65 km/h no Farol Santa Marta, em Laguna (SC), e de 58 km/h em Quaraí (RS) na tarde desta quarta-feira (11).

As mudanças no tempo já devem acontecer ao longo da manhã desta quinta-feira nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Há previsão de pancadas de chuva e risco de temporais. No decorrer do dia, as pancadas de chuva também alcançam municípios do centro e noroeste do estado, mas não deve chover na Grande Porto Alegre. “Este é o início do rompimento do bloqueio atmosférico causado pela grande massa seca esta semana”, explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

Os estados de Santa Catarina e do Paraná permanecem ensolarados, com baixa chance de chuva, por enquanto.

Pancadas de chuva se espalham a partir de sexta-feira

A frente fria vai conseguir avançar pelo mar na sexta-feira (13) e com a entrada de mais umidade as pancadas de chuva retornam para Santa Catarina e o Paraná. Ao longo do fim de semana, o interior dos estados terá sol e pancadas de chuva com raios, porém a maior concentração de nebulosidade e da chuva está prevista para o leste.

Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) terão um fim de semana instável com risco de chuva forte. Atenção com a previsão de chuva volumosa para o litoral do Paraná principalmente a partir do domingo (15).

Confira no mapa o acumulado de chuva estimado para toda a Região Sul nos próximos dias:

 

chuva_SUL_12.04

 


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *